Você está preparado para adotar?
Antes de adotar um animalzinho se questione: "Estou pronto?"

Você ama os animais, sonha em ter um peludo em casa, mas ainda não se decidiu. Adotar um novo animal é uma decisão muito importante e você deve estar preparado para assumir essa responsabilidade.
Adotar é sempre uma melhor opção do que comprar. Existem centenas de abrigos de animais onde você pode procurar pelo cachorro certo para você.
Pode ser que você tenha decidido adotar um filhote. Ainda que seja possível encontrá-los em qualquer um desses lugares, podem existir cães mais jovens muito bem educados e que se adequem às suas necessidades. Tenha a mente aberta, observe como ele brinca, como se alimenta e pergunte ao responsável pelo abrigo tudo o que você quiser saber; eles estão sempre dispostos a ajudar.
Você pode perguntar sobre o comportamento do animal, como é a convivência dele com os outros cães e animais caso você tenha mais em casa, se ele possui alguma doença ou qualquer outra dúvida que você tiver.
No caso da AATAN, é feita uma entrevista com o adotante para que possam encaixar melhor no perfil de cada animal. Por conhecerem bem a personalidade de cada animal podem direcionar qual deles se daria melhor com o seu estilo de vida, hábitos diários, ou até mesmo com outros animais que moram na sua casa.
Outras considerações a serem feitas são:1. Você tem condições de arcar com despesas veterinárias?
Inicialmente, ao adotar um animal filhote, as despesas principais são com vacinas e medicamentos. Um filhote não está inteiramente protegido contra doenças perigosas que podem até levá-los a óbito. Neste momento inicial da vida dos peludos precisamos ter mais cuidados com a saúde deles, evitar passear antes de terminar a vacinação, e oferecer ração de alta qualidade.
2. Todos na sua casa estão de acordo com a sua decisão?
Muitas vezes nem todos da família concordam com a adoção, e este é um dos motivos pelos quais as pessoas devolvem os animais aos abrigos. Este tipo de situação é lamentável, visto que os animais sofrem com todas estas transições. Eles sentem o desprezo, as mudanças e voltam muito tristes ao abrigo.
3. Sua casa é fechada e segura?
Comumente recebemos pedidos de ajuda a um animal que escapou e desapareceu. A dor de perder um animal pelas ruas não tem comparação. Muitos dos animais da AATAN já sofreram com o abandono e com a vida nas ruas, portanto não podemos permitir que corram este risco novamente. Para isso é importante que permitam uma análise de algum voluntário da equipe para evitar possíveis fugas ou até furtos em alguns casos.
4. Seus animais são ou serão castrados?
Animais castrados sentem menos necessidade de dar umas escapadinhas, são animais mais calmos, além de terem uma oportunidade de viverem com mais saúde. A castração evita tumores em fêmeas e machos e proporciona uma vida melhor. Machos deixam de marcar território e fêmeas deixam de ter cio. Em média uma castração custa R$500, porém outras clínicas mais populares oferecem este procedimento a um valor mais acessível.
5. Você tem disponibilidade para dar a devida atenção ao seu animal?
Pet são seres sociáveis e que demandam de atenção, cuidados e carinho. Você pode cuidar do seu pet como ele merece? Muitos casos de destruição podem ser explicados pelo tédio. Os peludos precisam de atividades, precisam exercitar a cabecinha e o corpo, assim como nós humanos.

